quinta-feira, 7 de abril de 2011

TERMO APÓSTOLOS E AGORA PATRIARCA


Terra Nova tem os outros apóstolos aos seus pés

Nós já abordamos algumas vezes esta obsessão por HONRA no Ministério Internacional da Restauração, ou MIR 12, como é conhecido. Uma doutrina que é a base da sustentação administrativa de uma estrutura eclesiástica dispersa, como é a celular e que só agora está sendo reconduzida à comunidades, por questões relacionadas ao controle financeiro, claro.

Quem honra não sai da cadeia de comando, assim disse o "sinhô".

Em matéria recente (AQUI ) falamos da importância econômica das peregrinações aos eventos nacionais e internacionais para a cúpula do movimento e, apesar das negativas dos participantes do MIR nos "comentários" à referida matéria, eis que apresento o site da nova administradora deste rico mercado cativo de encontros e viagens tremendas. http://www.tngroup.com.br/novo/index.php


Na essência, o MIR12 é hoje uma grande franquia, com direito a treinamento, marca, assistência local e, claro, royalties em pirâmide. É a nossa Amyway da salvação.

Busca-se cada vez mais a dependência dos franqueados (lideres células, grupo de células e etc.) do franqueador, Terra Nova S/A.

- Agora atenção: Quem peidou?
Viagens constantes para eventos onde o franqueador é honrado, encontros com percentuais nas taxas, viagens internacionais e a cobrança dos royalties (ops, ofertas) em pirâmide garantem os lucros.

Um arquivo de ministrações prontas (e de sucesso comprovado) ao dispor de todos os níveis de liderança, treinamento intenso, encontros e eventos formatados em todos os níveis, técnicas aprovadas de evangelização com material farto e atualizado, fonte inesgotável de novidades, modismos e demostrações de poder para a "crentada", vivências com o grande líder e muitas facilidades de comunicação garantem a fidelização ao esquema por parte de uma "pastorzada" que sonha com renda alta e poder. Todos querem a formula do sucesso ministerial e, neste caminho, relativizam o evangelho proclamado.

Um dos grandes segredos do sucesso do esquema é o próprio Terra Nova, reconhecidamente muito carismático. Suas viagens são constantes. Terra Nova foi um dos primeiros grandes ministérios da nova safra a comprar o seu jato.

Nesta fase da consolidação de seu poder, é preciso que sua figura messiânica fique gravada na mente de cada participante de célula Brasil afora como um semi-deus que dá cobertura espiritual a todos. Na teologia do G12, crente é de papel e não aguenta 5 minutos na chuva sem o guarda-chuva apostólico.

Mainha me deu.
Neste processo, não se foge de idolatria do líder. Nem do sectarismo extremo.

G12, MIR12 estão longe de ser apenas um modelo de crescimento de igrejas. Não há outra denominação cristã apresentando linguajar, liturgias, práticas e costumes tão diferenciados dos demais grupos. Para muitos, uma seita em todos os termos.

Eu conheci algumas pessoas que foram evangelizadas no MIR ou G12 e que, passando a uma denominação tradicional, simplesmente não se encaixaram.

Inferno Saqueado

E ressalte-se que a maioria esmagadora dos G12zitas é formada por ex-membros de igrejas evangélicas, o que nos leva a questionar seriamente o grande apelo do inferno saqueado.

Mas que "inferno" é este que anda sendo saqueado pelo MIR 12 e G12, se a maioria esmagadora dos novos encontristas eram membros de igrejas evangélicas? A mim me parece mais uma ferramenta de crescimento envolvendo a guerrilha e o saque furtivo de membros de uma igreja evangélica por uma seita.


Das duas uma, ou só há salvação no G12, que inaugurou a igreja de Cristo, ou estamos sendo (as demais igrejas) alvo de uma matilha de 12 tribos de lobos que ataca as ovelhas em nosso aprisco.

Fogo e Paixão

Cursinho do Murdock
Silas Malafaia, no tempo que tinha bigode e era pastor sério defendia esta mesma tese. Hoje, fez as pazes com Terra Nova. Há dúvidas se Malafaia segue lendo a Bíblia (a normal, não a financeira), mas tenho certeza que ele lê Sun Tzu War, o livro milenar da Arte da Guerra dos chineses. Ali aprennde-se a lidar com um general que cresce: Combate inicial. Se o general continua a crescer no seu meio, melhor a associação, pois é certo que temos o que aprender com ele. Eu não sei se Silas Malafaia aprendeu algo com Terra Nova, mas anda faturando alto nos eventos do MIR onde é figura constante. Além de ter vendido para Terra Nova a dupla inferneja Murdock & Cerrullo. Teve comissão?


E não pensem que os g12zistas nos têm em alta estima. Para eles, evangélicos fora do movimento são crentes tipo "C". Para ganhar novo status, aceitar a Jesus é condição menor. É preciso participar dos encontros sofrer toda a lavagem cerebral e processo regressivo e receber doses duplas de energéticos emocionais. Contar seus pecados mais podres para todos, escrever as transgressões e atirar o papel na fogueira. Dai, perdoa-se a todos a que por ventura lhe tenham feito mal na vida, incluindo Cristo (Pode?) e não satisfeitos ficam o quanto podem de braços abertos, para sentir um pouco da dor de Jesus.

E informo: Após o primeiro encontro tremendo a maioria diz que nasceu de novo, agora são cristãos de verdade, etc. Antes eram cristinhos....

Estão proibidos de revelar a experiência a outros, tudo o que podem dizer é: Foi tremendo.


A doutrina do MIR 12 (e G12) é coisa complexa. Em um primeiro exame (afora o linguajar peculiar e as questões relacionadas ao crescimento), saltam aos olhos versões bem particulares dos entulhos da "batalha espiritual" e da "teologia da prosperidade". Há toda uma mistureba com conceitos especificos do grupo tais como honra, visto aqui, e outros modismos redundando em um sarapatel diferente do de outras denominações e ministérios que adotaram combinações especificas destes entorpecentes teológicos da década de 80.

Jogando Batalha Naval com o capeta
Ele tira os demonios da esquina dela.

Os G12zistas adotam técnicas de regressão para a descoberta de maldições hereditárias e submetem seus membros a vivências de libertação. Não só uma. Repetem a tolice periodicamente livrando o néscio, a cada rodada, de mais profundas e perigosas desgraças. E, neste ponto, mais do que em qualquer outro grupo conhecido, a autoridade do apóstolo se faz mais fundamental, incentivando o membro a desejar encontros em esferas regionais e nacionais. Tem maldição que só patriarca, rivotril, dólar e jejum tiram!

Contudo, um dos aspectos mais marcantes da seita é a importância dada ao mapeamento territorial para desvendar os demônios entronizados em determinada área geográfica. Uma mistura de marketing de distribuição com demonologia, digo isto porque é coisa comum fazer estas análises em comércio varejista.

Em geral, segue-se a cartilha da Neusa Itioka (e de seu professor) que manda que ao se iniciar a tomada de certo território para Jesus, antes é necessário expulsar a entidade entronizada naquele local. A bizarrice funciona como um tipo de batalha naval da família Adams. Pega-se o mapa do local vai se rezando quadrado a quadrado. Reza braba, a tal da oração de batalha. - Praça tal! Oh labarachuias... Ops, água. - Rua tal! Oh sinhô dus exercitus... Água. Beco tal. Pow! Pegou o rabo de um tranca rua. Segura ele anjo Gabriel, vem tazendo... Pronto: Ai os doidos vão lá e botam o exu para correr, amarram, embrulham pra presente.. vai saber.
O lastimável é que não há base biblica nenhuma para tal procedimento e, se você for ver, no próprio ministério do Senhor Jesus, a banda não tocou este bolero. Ele já chegou, sem mapa e sem reza braba e retirou os capirotos do gadareno, que pediram penico, no caso, para ir para os porcos... Se lascaram os exu palmeireses, como sabemos. Foram dar no mar da segunda divisão. Agora, me digam: Com o "território limpo e cheiroso", o povo por um acaso pediu para Jesus tomar posse do pedaço? Não! Pediram, na maior delicadeza e tato, pra o Senhor vazar! Ou seja, isto tudo é estorinha para malandro se dar bem!

E o negócio fica ainda mais sinistro quando acontecem coisas nestes processos, que já me foram relatadas, incluindo: Urinar nas fronteiras do território da célula para marcar território, ungir com óleo as ruas, rios e mares e muito mais. A teologia por trás da marcha para Jesus é exatamente esta.

Moças pegam no manto do apóstolo, rapaz vira a cara.
Some-se a isto, todo um conjunto de técnicas de indução e lavagem cerebral que fazem parte dos tais encontros tremendos da seita. São vivências envolvendo humilhação pública, confissão de intimidades, privação de alimento e sono e outras técnicas com consequências piores. Neste ponto, é peculiar o uso de referências vetero-testamentárias aos rituais de passagem, o que vai além das chamadas práticas judaizantes.

Já as práticas judaizantes, que no atacado envolvem idolatria de arcas da aliança, "mitologia de tabernáculo" e adoção de festas judáicas, no varejo do MIR12 temos um diferencial forte em relação a outras denominações que encorajam ou adotam estas práticas, tais como: IEQ, Universal, Bola de Neve e Sara Nossa Terra, entre muitas. No MIR 12 o sentido principal das festas é mantido, contudo colado a "doutrina da seita" e a dinâmica de seus encontros e a sua gíria peculiar. As festas sempre se atrelam a metas de produtividade de grupos (crescimento) e a honra ($$$) ao Apóstolo.

Na seita, os líderes são pressionados ao máximo para o cumprimento de metas financeiras e de crescimento e esta "honra" é entregue justamente nas festas. Mesmo os membros menos graduados na cadeia de comando são compelidos a participar (os investimentos com passagens e estadias são altos e feitos em agências credenciadas pelo apóstolo) sob pena de humilhação entre seus colegas de células. Alguns, coitados, chegam a imaginar que perderão sua salvação se não atendem ao chamado do Patriarca.

Moças tocam pandeiros dourados para chamar marido rico.
Ademais, o MIR12 caminha como poucos para o uso de paramentos do judaísmo de múltiplas eras, inclusive a atual, o que confere a tudo um alto grau de nonsense.

Finalmente, nenhum outro grupo usa tanto a bobajada dos atos proféticos. Atos proféticos consomem mais de 50% do tempo das reuniões em grupos maiores da seita que é viciada pela busca do sobrenatural e, neste processo, a maioria não percebe o elemento patético presente nestas demonstrações públicas.

Ele tem um remelecho...

E não pense que a distância entre a sã doutrina e o sarapatel doutrinário do MIR12 se encurtará com o tempo. Não! Se já não fosse o risco real de cada líder de célula, sem formação teológica, vir a se tornar um defecador de doutrina, todos sofrem da cooperação alegre de Renê Terra Nova que segue produzindo disparates teológicos a intervalos de hora. E saibam que não se trata de um filosofar diletante. Inventar moda é, antes de tudo, uma estratégia de sobrevivência. Renê despende grande esforço para manter a sua relevância junto a um rebanho disperso.

Reconheça-se: Se tem um líder de grande denominação que rebola para se manter no poder, este é Terra Nova. Rebola tanto que nem sei porque o Caio Fábio ainda não chamou ele de bundão... Vai chamar, vai chamar, risos.

Foi OxO até a hora da oferta, ai pegou.
Nos últimos dois anos, Terra Nova tem investido pesado para consolidar o seu papel de líder máximo da visão no país (e no mundo). Muitos G12zistas debandaram em busca da raiz do movimento - Castellanos - outros seguem no caminho da independência. A maioria foi seduzida pela máquina de Terra Nova, que além de pompa e circunstância, assiste aos lideres locais com "tecnologia" de crescimento em pirâmide, eventos formatados, orientação "teológica", gestão financeira, e honra, honra, honra...

A doutrina da Honra maciçamente batida a cada nível da pirâmide garante que ninguém puxa o tapete de ninguém. No MIR, traidor é pior do que adultero, pedófilo alcoólatra, roubador de dízimo e bebedor de cerveja, tudo junto!

Amor Vira-Lata

Terra Nova ungiu dezenas de apóstolos e buscou eventos para ser reconhecido como o apóstolo dos apóstolos, ou patriarca.
A maioria reconheceu a sua liderança, alguns meio indecisos, como Ludmila Feber, que ao que tudo consta não faz mais parte do MIR.

Rapaz apresenta o mastro apostólico
De toda forma, ficou esta doutrina da HONRA, em franco crescimento. O líder de célula, honra o pastorzinho, que honra o líder de multidões, o chefe de todos os doze, o sindico do prédio dos 144 e vai o até Renê Terra Nova, que supostamente deveria honrar a seu “deus”, mas não sei não, até porque HONRA no conceito terranoviano é:

  • Grana;
  • Mise en scène incluindo danças, músicas e roupas de gosto duvidoso;
  • Testemunho choroso;
  • Objetos dourados, mantos com tecidos brilhantes, púlpitos cravejados de pedras preciosas, etc. Um sonho de perua!

Ou seja, HONRA para o Renê é um tipo de carnaval da sapucai onde a escola dele sempre ganha, a plateia só aplaude a ele mesmo e a bilheteria, claro, é só dele!

Só não tem a sacanagem do carnaval, mas é claro que se tem... É só para os olhos dele, risos.

E seguindo neste esquema que ignora o fato que devemos toda HONRA somente a Deus, os participantes do MIR12, que volta e meia aportam por aqui, insistem que não há um pingo de idolatria nesta prática. E que o diga a fotografia abaixo, tirada no congresso do MIR em Araruama.

Meu borogodó, uiWando de paixão.


Acima, temos o apostolo da região de Araruama (Inclui Búzios? Sempre quis ser apóstolo da Ferradurinha... Tá vago o campo, Renê?) rendendo honra ao Patriarca Terra Nova, que lhe permite tocar a ponta do sapato de cromo alemão legitimo.

E segue a marcha dos tresloucados...

52 COMENTÁRIOS

Rodrigo D. disse...

Acho interessante que o Autor que DESCONHEÇE batalha espiritual faça tantas criticas! Meu Deus pareçe velha fofoqueira!
Quando JESUS expulsou os demonios do Gadareno os demonios pediram para irem para os porcos para permanecerem no Local!E querer compara JESUS que era Deus com nós humanos? Faça-me o favor!Colocando Deus nessa caixinha de fosforo ignorante que é a sua mentalidade cristã você pode até conseguir algum ibope mas na vida com Deus você não passa de um bebezinho chorão!!!... Você ja leu o livro de Daniel? sabe a quem era dado o nome de Principe da Persia e Principe da Grecia? Quer mais bases biblica então LEIA A BIBLIA!!
Ainda fala coisa que não sabe usando nome de pessoas terceiras como Neuza Itioka! Comentario RIDICULO, só mostra que de Apologetica vocês não tem nada!! Não leem a biblia não estudam não vão atrás de nada só bla bla bla!!

Érica disse...

Tá bom! E aquela história de não adorar a outros deuses e não se encurvar a eles???
É porque o Terra Nova é semi-deus?

Raul Vitor disse...

Quer apostar quanto que vai aparecer gente aqui defendendo o Terra Nova?!
(E é claro me advertindo profeticamente que crente não deve apostar! iahuiahuaihauia!)

Danilo Fernandes disse...

Meu caro Rodrigo, eu sei mais sobre o assunto do que você imagina.

Vou escrever especificamente sobre isto e vai ser chato te ver enquanto eu mostro biblicamente esta absurdo, a começar por Daniel, que é trivial a refutação.

Meu camarada, o simples fato de a sua compreensão ter origem somente na decada de 80, não te acende uma lampada de advertencia não? No minimo alguma duvida? Afinal, esta sua doutrina vai de encontro ao sacrificio de Cristo. Que tal ler Daniel, ou o que seja usando Cristo como chave hermeneutica?

A Neuza Itioka lançou um livro pela Sepal sobre esta bobajada demonizante. O Rev. Augustus Nicodemos escreveu outro refutando cada ponto. Eu li os dois. Recomendo que você faça o mesmo e sai desta rapidinho.

Junior Ferraz disse...

Só existem duas possibilidades:
- Ou ele é LOUCO ou é ATEU!
Eu já acredito que seja uma mistura dos dois...risos.
Será que ele já parou pra pensar que daqui, sei lá, uns 20 anos ele vai morrer e tudo isso que ele "arrecadou" na terra foi ilusão???? Que não vai levar nada pro buraco???
Eu começo a crer que todos esses falsos profetas são ateus mesmo, pois se cressem realmente no Deus Todo-Poderoso e sua Palavra, JAMAIS fariam algo pra desviar as pessoas do caminho da Salvação.
Falei!
A PAZ...

Sarah Eddelly disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk..........
Adoro esse site...gente vcs são d+!

Michelle B. Rodovalho disse...

Eita, tem gente aí que prestou bastante atenção nas aulinhas do "seu" Renê!

Olha, meu primeiro contato com a igreja depois de adulta foi numa dessas daí e vou te dizer: É TUDO VERDADE! Não tiro uma vírgula do que está escrito.

A começar pelo encontro... que coisa tremenda! Tremenda manipulação, tremenda lavagem cerebral.

Tem regressão SIM e mais: escrever os pecados num papel e lançar numa fogueira (como se esse ritual fosse me livrar dos meus pecados - não,essa não é a fórmula), ficar no mínimo 5 minutos de braços abertos para sentirmos um pouco da dor que Jesus sentiu na cruz. (Como se ficar 5 minutos com braços esticados fosse comparável ao mínimo de dor que Cristo sentiu).
E o mantra básico - a mesma música tocando constantemente durante os 3 dias.

É proibido falar durante os 3 dias do encontro. E é proibido falar tbm sobre o encontro para pessoas que não participaram.

Ops, dei com a língua nos dentes. Pequei contra o "senhor", Terra Nova? E agora???

Samuel disse...

Danilo, estou apavorado......

Será que o TN não conhece o NT?

TN x NT ..... fight!!!!

Eu não sabia que o TN iria tão longe na questão judaizante.

O site que você citou apresenta um conteúdo que pode enlouquecer qualquer cristão que não possua um pouco de senso crítico(que é a maioria). Eles estão tentando voltar aos costumes dos judeus. Acho que ele, o TN, está tentando destruir o que um verdadeiro apóstolo chamado Paulo tentou construir com suas cartas, que se encontram no NT.

Danilo, estou apavorado......

Dá uma olhada na visão do TNGroup.......

Enlouqueceram........

Acho que Paulo deve estar se contorcendo nesta hora..........

Pedro Henrique Thompson Furtado disse...

Meu Deus do céu.

"Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos, e se apartem da simplicidade que há em Cristo."
2 Coríntios 11:3

Não sei se para os de Corinto valeu, mas aqui no Brasil, já foi...

Eu não sei vcs, mas eu simplesmente ignoro quem quer continuar andando nos outros evangelhos, acreditando em palhaçada, alimentando o ego com mentiras infernais etc. Sim, ignoro. Quer crer nisso, problema é seu. Eu fico com o carpinteiro humilde da galiléia, pois, como bem disse meu chará e (esse sim) APÓSTOLO Pedro, só Ele tem as palavras de vida eterna.

E quanto à Igreja? Ué, a Igreja está por aí vivendo e pregando o evangelho. O que não se pode é ficar tendo coceiras por ver esses MEGA MOVIMENTOS e tratando isso como a Igreja. Gente, tá lá no Apocalipse, a igreja que não atender aos critérios do SENHOR, Ele mesmo tira de entre os castiçais.
Alegria pessoal de Jesus, alegria!! Olhem para a China, a Igreja de lá. Estão com o carpinteiro e os milagres estão acontecendo a cada minuto, e muitos martírios também. Tentem ouvir, por 5 minutos que seja, um pastorzinho humilde qualquer que vive e prega na janela 10x40... Só milagre.

A Igreja está vencendo. A Igreja está viva! E Jesus está andando entre os castiçais, como sempre esteve!

E, como SEEEMMMPPPRREEEEE, o Espírito e a Noiva dizem "VEM". Amém IRMÃOS!!!

nEle,

Pedro Thompson
thompsonp17@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Isso sim é tremendo !
http://www.youtube.com/watch?v=2DKfTTRw0n0

Anônimo disse...

meu querido, não faço parte do mir12 e nada, mas quem ta precisando rever os conceitos de cristianismo é vocÊ! Existem tantas vidas perdidas, desoladas e precisando de salvação e você se preocupando com isso? Você ao invés de pregar a eles a palavra da Salvação de Cristo, está fazendo papel de acusador, e nós sabemos que é o acusador de nossas vidas, e criticando. Tenho certeza absoluta que Deus está no controle de todas as coisas, e tem visto tudo, então não somos nada e nem ninguem pra acusar o próximo e criar fofocas alheias e gerando guerra dentro daquele que tem que ser o evangélho da Savação e não da fofoca! PEROCUPE-SE COM VOCÊ MESMO, E COM AS VIDAS compra a ordem de Jesus IDE POR TODO O MUNDO E PREGAI A PALAVRA DA SALVAÇÃO, e não ide e gerai discórdia e fofoca em minha igreja.

fica na paz do Senhor

Ronivaldo Brandão disse...

tô virando fã do terra nova...depois de um dia de trabalho ler tanta asneira de uma mente só é hilariante. pena que com tanta heresia esse papa gospel tah levando um caminhão de gente pro inferno. acorda povo de Deus...Cristo e seu ensinamento já nos são suficiente.

Anderson Paz disse...

Apesar de todas as heresias e esquisitices do movimento G12zista, tenho uma correção a apontar no texto:

"E seguindo neste esquema que ignora o fato que devemos toda HONRA somente a Deus, ..."

Na verdade, as Escrituras nos ensina: a
- honrar os prebíteros que governam bem, principalmente os que se afadigam na Palavra e no ensino (I Tm. 5:17);
- honrar ao rei (I Pe. 2:17);
- honrar às autoridades civis (Rm. 13:7);
- honrar aos pais (Êx. 20:12);
- honrar as viúvas, verdadeiramente viúvas (I Tm. 5:3).

Com isso não quero dizer que a honra deve se dar nos moldes MIR.

Só quis fazer esse ajuste para não sermos levados a extremos

Anônimo disse...

Caio Fabio já comentou sobre o Terra Nova. Quem quiser ler a lavada:

http://caiofabio.net/conteudo.asp?codigo=01809

Fernando Alberto disse...

Que Pena!!! Gastar tanto tempo colocando afirmações sobre uma pessoa que tem respaldo de caráter e conduta, o seu maior patrimônio. Terra Nova é sim nosso apóstolo de referência, sua conduta e seu caráter nos revelam isto, inclusive pelos frutos de sua atuação como mentor e discipulador. Quanto ao contexto da honra, aprendemos na palavra o seu significado. Aqueles que escreveram o texto acima, ou seja, a matéria em questão, nem habilidade para expressar o seu ponto de vista sem ironizar ou pejoratizar a abordagem ou sua defesa de tese têm. Aprendemos com homens como René que até para discordar de teses outras precisamos ser homens de honra, no mínimo, de educação. Sou um dos discípulos do Senhor, ligado ao apóstolo René por meu discipulador, o apóstolo Horácio Silveira. O pior de tudo é que muito do que se disse na reportagem acima é inverdade, ou no mínimo ignorância tendenciosa. Que pena!!! Tanto esforço para dizer que ganhar, consolidar, discipular e enviar é prática antibíblica. Tarefa impossível.
Pr. Fernando Alberto

Anônimo disse...

ANÔNIMO SIM... porquê não tenho mais paciência para ser retaliado e perseguido... Podem me chamar de covarde, mas covarde são esses pastores bunda moles que se juntam em bando para perseguir quem abandona o supremo lider M12. Covardes e bundões.

Danilo, Queria dizer 2 coisas:
1- Danilo, você está apenas "farejando" na direcção certa. Mas tem um mundo de informações erradas e peca ao misturar Silas, Itioka e etc ao RTN. Não faça isso, RTN tem muita coisa que por si so se arrebenta. Se informe melhor. Arrume um acessor ex-M12 para te ajudar a esclarecer e filtrar um monte de bobagens que você escreveu, e que de cara mostra seu analfabetismo Renesiano. M12 e G12 trabalham diferentes hoje em TUDO. Mantem apenas em comum s em o foco de células, nada mais. Se desejar criticar um deles, desligue o outro dessa critica pois você está descredibilizando a você mesmo. OS dois merecem criticas, mas por motivos bem diferentes. Se informe.
2- RTN tem um esquema fortemente montado, quase mafioso e altos segredos são guardados na cúpula dessa máfia. Mas a coisa está tão carnal que está igual aquele jogo de varetas, cada hora sai um e nao vai demorar muito para uma dessas "varetas" derrubar TUDO quando sair, Rene Terranova está perdendo o controle de tal maneira que está tendo de ceder em coisas que falou em alto e bom tom que nunca iria fazer em sua vida.
EX. Ele acabou de conseguir manter seus pastores principais de Manaus dando a eles a chance de terem suas próprias igrejas em Manaus. A debanda ja estava organizada e ele comprou a permanência deixando cada um levar suas penca de ovelhas e começar sua própria MIR em outro lugar de Manaus. Basta se aproximar um pouco e verá que todos os seus principais de Manaus falam mal dele, os que mais babam o seu "manto" sao os de fora, que nutrem uma imagem muito boa do RTN, os de casa porém o conhecem bem e DETONAM... E tem tanta coisa podre no Reino do Terranova que esse seu texto aqui que veio de pretensão de esclarecer e despertar a sã doutrina não passa de um conto de gibi.

Junior Ferraz disse...

Pr. Fernando Alberto, O Sr. poderá me dizer que versão da Bíblia Sagrada o Sr. anda lendo?
Gostaria de saber, pois a minha não consta estas baboseiras do Sr. Renê Terra Nova. Porque você não abre os seus olhos e volta pro Evangelho puro e simples de Jesus???
Será que você não percebe que o Sr. RTN e outros por aí estão tentando JUDAIZAR a Igreja de Cristo? Porque tantos rituais??? Eu até concordaria com tudo isso aí se estivéssemos na época Antes de Cristo...mas tudo isso já passou, Cristo já rasgou o véu (pelo menos está na minha Bíblia). Mas eles tentam regredir no tempo e anular o sacrifício de Jesus.
Reflita a respeito!
Obs: já fiz parte do G12, ok?
A PAZ

Anônimo disse...

vc no minimo é um fracassado ministerialmente e deve morrer de inveja de estarmos resgatando vidas,consolidando,ensinando e enviando. ou seja fazendo o que Jesus ordenou.Reveja seus conceitos e vamos fazer discipulo. Se isso é levar vidas para inferno o diabo se converteu e estar ganhando bastante vidas.

Anônimo disse...

Cara, superinteressante a matéria.
Graças a Deus, não participei do encontro, nem do pre-encontro, nem do pos-encontro e por aí vai.
De mais essa Deus me livrou.
Mas dá pra ficar com uma pulguinha atrás da orelha, sabe por que? Porque pessoas que já participaram do "encontro" dizem que nunca mandariam alguem participar. E outro detalhe que foi colocado na matéria e que é real, é a questão de que pessoas que participam do encontro não conseguirem se "encaixar" em uma igreja tradicional, ou seja, fez o encontro e agora tem que frequentar igreja pentecostal, porque vai sentir falta de um monte de "revelações" que não existem em igreja tradicional. Por que será que não existem né?
Só Deus pra nos dar graça. Sole Deo Gloria. Sola Scriptura.

layr disse...

Cruz credo Ave Maria 3 vezes.... assim diria uma empregada de minha avó.
Parabenizo o autor, lamento pelo fato de termos tantos picaretas gospel por aí. Me vem a idéia de que se tanto os católicos romanos e os protestantes históricos tivessem feito a lição de casa não haveria espaço para tantos safados.

CALEB disse...

Babilonismo gospel.
Pastor Caleb.

Anderson disse...

Faço uma correção as palavras do Junior Ferraz (5 de abril 16:48), "Será que ele já parou pra pensar que daqui, sei lá, uns 20 anos ele vai morrer e tudo isso que ele "arrecadou" na terra foi ilusão???? Que não vai levar nada pro buraco???
". Ele vai levar sim, muitas almas de gente ignorante (biblicamente falando) ao buraco com ele. A arma de satanás é essa, distorcer a Palavra de Deus e arrastar muitos para o inferno junto com ele. "O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento...(os 4:6)"

Anônimo disse...

Shalom, pessoal do Genizah!

Quero aqui discordar de muitas das afirmações feitas no texto publicado, pois faço parte de uma igreja não tão conhecida como o MIR, mas que tem como ferramenta de trabalho a visão celular no Modelo dos 12(M12), e não G12 como é colocado...
Bem, participo de ENCONTROS e nunca vi tais ações das quais são colocadas acontecerem, regressão!!! Misericórdia, já pensou se fosse preciso disso para que vidas fossem salvas, o céu ficaria cheio de "paranormais"...
Vejo sim muitas vidas sendo libertas pelo poder que há no sangue e no nome de Jesus! Assim como a minha foi, lógico que um ENCONTRO não vai lhe transformar da noite para o dia... Primeiro que quem convence o homem é o próprio Espírito Santo de Deus!
Quanto as questões de Honra do Ministério do Ap. Terra Nova, creio ser de bom tom que o prezado Danilo fizesse uso do texto escrito em Filipenses 4.8, se não concordas com tais atuações do Ap. Terra Nova, porque fazer uma exposição como essa de forma pública sem ter como alvo a salvação de vidas? Se não é puro, não é honesto, não é de boa fama, o que anda Fazendo o Ap. Terra Nova, então deixa que isso seja resolvido pelo único justo juiz - DEUS!
No demais Danilo, prossigamos em conhecer a Deus e fazê-lo conhecido, assim cumprindo o IDE de Cristo!

Abraços!

Gelza Rúbia disse...

Sobre a imagem da reunião em Araruama, me lembrou o acontecido com certo APÒSTOLO, que em situação semelhante sai com o seguinte: "levanta-te, porque eu também sou homem". Curiosa a divergência de comportamentos, não acham?
Meu clamor e oração é para que Deus, em sua infinita misericórdia, faça resplandecer a luz do Evangelho de Cristo sobre estes que estão iludidos com fábulas humanas.
Só mais um lembrete, citando outro APÓSTOLO, Deus não se deixa escarnecer. Aguardemos.

Anônimo disse...

Atos 23:1 Fitando Paulo os olhos no sinédrio, disse: Varões irmãos, até o dia de hoje tenho andado diante de Deus com toda a boa consciência.

Atos 23:2 Mas o sumo sacerdote, Ananias, mandou aos que estavam junto dele que o ferissem na boca.

Atos 23:3 Então Paulo lhe disse: Deus te ferirá a ti, parede branqueada; tu estás aí sentado para julgar-me segundo a lei, e contra a lei mandas que eu seja ferido?

Atos 23:4 Os que estavam ali disseram: Injurias o sumo sacerdote de Deus?

Atos 23:5 Disse Paulo: Não sabia, irmãos, que era o sumo sacerdote; porque está escrito: Não dirás mal do príncipe do teu povo.
É melhor ter temor, de Deus e não se levantar contra as autoridades pois até o Apóstolo Paulo se retratou. Somos melhor que o Apóstolo Paulo?

Carlos Sugawara disse...

Cheeeezzuusss...

Danilo.. o baguio tá zuado hein?

meu Deus...

a gente sempre sabe de umas coisas aqui e outras ali... mas aí seeeempre tem mais.

Danilo, fala pra mim que é fake tudo isso vai! não pode ser...

abç!

Marta Gomes disse...

Isso tudo só confirma o que Jesus disse, que nos FIM DOS TEMPOS, apareceriam LOBOS EM PELE DE CORDEIRO, que enganariam a MUITOSSSSSSSSS!!! O povo evangélico invés de LER A BÍBLIA, ESTUDAR, MEDITAR, prefere ir a um culto desses, ouvir um monte de abrobrinhas gospel, seguir rituais que não lhe servem pra nada. Enquanto isso, pessoas MORREM SEM JESUS, aos montes, do nosso lado...........todos os dias........ACORDA, POVO VANGÉLICO!!!! DESPERTA, O TU QUE DORMES!!! Deixa a GRAÇA JENUÍNA DE JESUS te conduzir. Aprenda coma GRAÇA DE DEUS. Vocês não precisam de MAIS NADA! Jesus JÁ FEZ TUDO por vcs. Nenhum RITUAL que VOCÊ FIZER, vai te ACRESCENTAR MAIS NADA, do que Jesus já fez. PENSA NISSO!!!

Anônimo disse...

JA PASSOU DA HORA DA POLICIA FEDERAL INVESTIGAR
AS FRAUDES EM NOME DA FÉ,TEM MUITA IGREJA POR AI QUE SO EXISTE PARA LAVAR DINHEIRO SUJO .

Anônimo disse...

vocês não são nada. infelizmente... não lêem a biblia, não sabe o que é servir as pessoas, não amam a Deus, por que se amassem, amariam as pessoas que vêem na terra, mas não a honram, imagine Deus?
você só poder ser um crente frustrado que passou pela visão celular e não permitiu ser moldado.
por que será que rene terra nova usa todas essa riquezas no reino dele neh? se fosse só para eles seria para ele desfrutar somente.
pare de idéias cretinas, Deus vai te julgar por que vc não sabe o que vale, quem será que vai pro céu, vc ou rene? ele tem buscado o reino, por isso tem tudo o que tem, ou vc não lê a biblia, buscai primeiro de Deus e sua justiça e todas as demais coisas vos serão acrescentadas?
não vc não sabe, deve ser mais um... uma coisa te digo, inimigos nós já temos um, o capeta.... não se alie a ele... rene terra nova é sim pai de multidões, pois através do Espirito Santo que há nele vidas e vidas, milhares delas foram atingidas... mas faça um seguinte, por que vc não faz um entrevista com ele... tenho certeza de que vc irá aceitar Jesus, ser salvo... e ainda se tornar líder de célula, e não vá dizer que não... pois a unção que ele tem, vem de Deus e maldito aquele que não crê nos profetas.
já houve varios relatórios de pessoas que foram abençõadas por seu ministério, ser tornaram ricas, e por isso ofertam... mas se vc acha que ele vai levar tudo na eternidade, estão completamente errados, queridos isso não passa de bens materiais, concerteza prefere a sua salvação... e é claro abriria mão disso.
vá lê a biblia, vc não a conhece e se conhecesse não saberia de nada...
pegue a sua cruz e siga Jesus... o que vc precisa é do amor dEle... e através dEle e sua fidelidade podem te tornar alguem na vida.
Rene terra nova já escreveu mais de 100 livros... por que vcs não leem 1? seria demais neh... ele é muito sábio, ele não tem faculdade, mas a sabedoria dele é divina.

pare de discordar... e vá ler a biblia.
faça algo na sua vida de util!

Anônimo disse...

meu este site é muito podre..... assim como o diabo é

João Lucas dos Santos disse...

kkkkkkkkkkkkk
O Fernando Alberto merece o comentário do "Cê tu uma bença" da semana.
Caraca... Agora fiquei muito curioso para saber como são os ensinos lá.
Vou dar uma estudada.

Raul Vitor disse...

Rá! Viu só como apareceu gente pra defender o RTN?!
Se isso não for a era da apostasia não quero estar aqui quando for! iuahuaihauia!

Anônimo disse...

TO COLOCANDO ANONIMO PQ NAO DEU TEMPO DE ME CADASTRAR...
MAS QUANDO VC DIZ "FRACASSADO MINISTERIALMENTE", OQ VC QUER DIZER COM ISSO? TERIA ISSO HAVER COM AS RIQUEZAS R$$$$$$? ESTA TUDO ERRADO MESMO. HOJE AS PESSOAS MEDEM O SUCESSO DO MINISTERIO PELO NUMERO DE ADEPTOS QUE ELAS TEM, E PELO TANTO DE DINHEIRO QUE É ARRECADADO. REALMENTE PRECISAMOS REVER OS NOSSOS CONCEITOS!

Junior Ferraz disse...

Anônimo, me responda a seguinte questão:
O que mais vale para Deus?

- (QUANTIDADE) Converter um monte de gente, mesmo que os ensinamentos contenham heresias, rituais extra-bíblicos, teologia da prosperidade...

OU
- (QUALIDADE) Converter poucas pessoas, mas firmadas no Evangelho puro e simples de Cristo, sem rituais, sem heresias?

Você acha que foi a toa o versículo abaixo?
"Muitos são chamados, mas POUCOS escolhidos!"

Outra pergunta: não é muito mais fácil fazer o SIMPLES??? Pra quê COMPLICAR??? Não quero dizer que a vida cristã é fácil, pelo contrário! Por favor, não confunda!

Jerimum disse...

Sério gente...

Sites como Genizah aqui... o Púlpito Cristão... e umas RARAS comunidades são o que me dão força nessa vida de Evangelho que tentamos seguir.

Como diz meu pastor, às vezes me sinto como uma voz clamando no deserto.
Poucos parecem escutar.

Continuem com o blog gente! =D

Anônimo disse...

O que me espanta é a quantidade de gente que refuta a VERDADE DO EVANGELHO PURO E SIMPLES DE NOSSO SR JESUS CRISTO NAZARENO.

Para ouvir a voz desse pseudo-patriarca-apóstolo-pastor-mestre-e-líder, haja títulos para aplacar a sede de ambição de um homem que gosta de ser idolatrado, isso cheira a vigarista megalomaníaco...

Vivemos na Lei ou na Graça ? Realmente é preocupante o analfabetismo Bíblico de certos lideres ditos evangélicos...

fha disse...

A última foto deste artigo, do sujeito aos pés de outro sujeito, já resume tudo. Só por esta foto já dá para ter noção do quanto este movimento é doentio e idólatra.

E um lider que permite que um seguidor se submeta a tão grande humilhação é um anti-cristo. Somente a Deus devemos toda a honra e glória, e não a esses líderes em busca de engrandecimento próprio. "Importa que ele cresça e eu diminua" não tem na bíblia deles.

Povo do G12, saiu da escravidão, da exploração e da idolatria. Venham para liberdade que só Cristo dá e que estes vulgos "apóstolos" tentam tirar de vocês. Vivam a liberdade de Cristo !!!

PR. RAFAEL BISPO disse...

COMO DISSE LÁ NO BLOG DO RENATO VARGENS, NÃO SEI QUEM É MAIS LOUCO O RENÊ TERRA VELHA OU OS PASPALHOS QUE O SEGUEM!

ENQUANTO HOUVER TROUXA PARA PAGAR HONRA PRO TERRA NOVA, ESSA MALUQUICE VAI CONTINUAR!


OBS: PARA O COMENTARISTA RODRIGO, QUE DIZ QUE O BLOG "DESCONHEÇE" BATALHA ESPIRITUAL, O CARA NÃO SABE NEM ESCREVER VEM AQUI FALAR DE TEOLOGIA. SÓ PODIA SER OS MALUCOS DO TERRA VELHA.

RACHEI DE RIR DA LEGENDA, "PANDEIROS DE OURO PRA CHAMAR MARIDO RICO" HAHAHAHAHH.

Ismael disse...

Candidato a post mais esculachado... tem de tudo aí em cima!

Agora, tem uns comentários que são hilários, tipo esse, de um dos anônimos:

"... rene terra nova é sim pai de multidões, pois através do Espirito Santo que há nele vidas e vidas, milhares delas foram atingidas... mas faça um seguinte, por que vc não faz um entrevista com ele... tenho certeza de que vc irá aceitar Jesus, ser salvo... e ainda se tornar líder de célula, e não vá dizer que não... pois a unção que ele tem, vem de Deus e maldito aquele que não crê nos profetas.

Sério que tem gente tão alienada assim?

Anônimo disse...

A verdade é que desejo e necessidade move qualquer coisa. O povão, coitado, nunca doutrinados na verdade do evangelho, são facilmente "estuprados" por pastores que viram no movimento do RTN a oportunidade de deixarem de ser "mendigos" de gravata. E o RTN fez grandiosas promessas. A primeira foi derrubar o ensino cristão da culpa pela ambição, de ganhar presentes, o melhor carro,privilégios de senador, de ser honrado, ser nobre, rico, de ter, ter, ter...
A segunda foi a promessa de um ministerio inquestionável. Ninguém mais tem que prestar contas ao zé povinho e nem o zé povinho tem que reclamar de qualquer coisa.
A terceira foi que o líder torna-se quase um semi-deus; somente ele pode legitimar segurança e cobertura;

Ora, convenhamos, é uma baita tentação para pastores que já tinham uma tendencia para isso. As promessas de RTN oram "mão na luva", "chave na fechadura" para os tais. Eles não estão lá alienados; sabem muito bem o que os move e o que querem...

PS. sou pastor e vivi 5 anos na visão. A mim, ela não me acrescentou nada, pelo contrário, só me fez acordar para cada vez mais viver na graça e na liberdade do evangelho, com o exemplo da simplicidade daquele que disse: "se alguém quer ser o maior, que seja aquele que serve"

Rubinho Pirola disse...

Nem me atrevo a falar sobre esse doente mental do RTN. Só faço uma ressalva aos pragmáticos e igualmente ingênuos (ou enganadores sórdidos que devem ter um "por fora" pra falar bem do Papa da floresta: Se falar em Cristo e ser seguido por multidões, melhor será seguirem logo o Apóstolo de Roma. Tem ele muito mais gente a babar-lhe os pés. Se multidão fosse indicativo de aprovação de Deus, o caminho nunca seria estreito, mas uma rodovida de seis pistas. Com pedágio, lógico que o RTN, o Waldomiro, o Malafaia, o Pedir Macedo não estão ai à toa!
Cautela, caldo de galinha e Bíblia nunca fizeram mal a ninguém.
Fui. E disse!

Alex disse...

Isso tudo ai é verdade? olhase for verdade é um tremendo absurdo, olha vcs compraram um briga grande em, quero dizer q eu estou sempre lendo os artigos de vcs. oque quer dizer mir? um grande abraço

Anônimo disse...

Olha a que ponto a ambição de um homem chega !!!


Vejam o que o "patriarca da prosperidade" fez em um de seus atos profeticos !!!

Sinceramente, não sei quem é pior: se ele que diz tanta asneira, ou se as pessoas que enchem seu auditório, eufóricas diante de sua gritaria, desejando todo tipo de bênção de Deus, menos o verdadeiro Deus das bênçãos. Eis os 12 decretos de Terra Nova:
1. Todos seus parentes, e aqueles em sua geografia (exatamente isso!), serão salvos;
2. Todos serão libertos;
3. Deus irá fazer vingança contra todos os nossos inimigos;
4. Você liberará consolo, você será o consolador;
5. Remover lutos - você ressuscitará pessoas;
6. Receber coroa de glória, Deus lhe dará honra dupla;
7. Ser ungido com óleo de alegria, virá uma unção sobrenatural sobre você (Hb 1.8-9);
8. Todos serão curados;
9. Você pregará a todos;
10. Será a maior colheita de todos os tempos;
11. Será possuído com o espírito de alegria;
12. Deus lhe chamará de carvalho de justiça - nada lhe destruirá.

Samuel disse...

Fernando Alberto....

Tu tá de brincadeira camarada......."respaldo de caráter e conduta"?

tô doido - tô doido - tô doido.......

Que exemplo de conduta comprar um avião com o dinheiro dos fiéis? Muitos passando dificuldades na MIR e o RTN viajando de avião particular.......

Tenha paciência.

Junior Ferraz disse...

Amados,
Outro dia estive num culto na Ass. de Deus do Bom Retiro, Igreja que minha mãe congrega.
Em determinado momento do culto, eu comecei a chorar...mas não foi de emoção, mas sim porque não me conformei com as baboseiras ditas pelo Pr. Jabes de Alencar. Comecei a orar: "Meu Deus, o que fizeram com o Seu Evangelho, Senhor???"
Hoje esse mundo "gospel" está cada vez mais distante das doutrinas bíblicas, mas centradas em doutrinas totalmente humanas.
Quando comentei isso com minha mãe, quase fui expulso de casa! Fui chamado de HEREGE, SEM-FÉ, O DEMÔNIO ESTÁ ME DOMINANDO, etc, etc.
Esses "pseudo-lideres" ensinam que NUNCA PODEM SER QUESTIONADOS. E quem ousar, está ENDEMONIADO e precisa SER LIBERTO!!!!

Enquando alguns "Anônimos" preferem seguir o RTN, eu prefiro seguir o carpinteiro da Galiléia. Aquele homem humilde, que não tinha nada, que saiu por aí pregando o AMOR, o ARREPENDIMENTO, o PERDÃO. Simples.
A PAZ!

Anônimo disse...

Em Jeremias, está escrito: Ai dos pastores que disperssarem suas ovelhas.
Pode parecer que o Patriarca esteja, por juntar multidões, formando uma grande "i"greja, ou tenha formado..., mas, não se pode esquecer que o início disso tudo foi baseado na separação de uma das mais antigas e fortes Igrejas Batistas de Manaus. Porém, como esta "I"greja Batista é do Nosso Deus Verdadeiro, ela foi reerguida, não por homens, mas, por Deus!
A história do MIR deveria ser pesquisada desde o início para se mostrar que o início deste império é marcado pela dispersão de ovelhas. Mas, como o Bom Pastor dá a Vida pelas Suas ovelhas, Ele deixou as "cem"no Aprisco e foi atrás da"s" que tinha se perdido.

Anônimo disse...

SURGIU UMA DUVIDA MUITO GRANDE NO MEU CORAÇÃO E ESPERO QUE VCS AMIGOS POSSAM ME RESPONDER:

LUCIFER QUERIA TANTO SER IGUAL A DEUS OU ATÉ MESMO MAIOR E POR ISSO FOI LANÇADO DO CEU, AGORA PRA ONDE ELE SERÁ LANÇADO SE JÁ ESTAR NA TERRA OU EM TERRA NOVA? PORQUE PELO VISTO ELE TOMOU POSSE DO CORPO DELE PRA TENTAR AGORA NA TERRA RECEBER DOS HOMENS AQUILO QUE ERA SOMENTE PRA DEUS...A ADORAÇÃO, A GLORIA, E A HOONRAAAA, HONRA , HONRA, A ele (terra nova) OLHA CUIDADO PORQUE ASSIM COMO UMA TERÇA PARTE CAIU JUNTO COM LUCIFER PODE SER QUE SE REPITA COM MUITOS LIDERES QUE QUEREM DÁ HONRA A RTN E NÃO A DEUS...

Anselmo Melo disse...

Gostaria de ser informado do porque que os meus comentários não são postados aqui.Alguém teria uma resposta???

keith disse...

Eu tenho pena desses lunaticos que vem aqui defender o Terra Nova (terra podre). Esse pessoal que confia no TN é o mesmo que da dinheiro pro $ilas Maracutaia.

Anônimo disse...

Pessoal eu sou de Osasco ,SP e aqui esta uma febre desta idolatria do RTN fui por 19 anos de uma igreja que hoje aqui em osasco é M12 uma paranoia sem fim a começar pelo pastor que virou Bispo e Apostolo em 6 meses para dar ibope ao senhor embrulhão Rene Terra Nova, como se não bastasse os pastorzinhos falidos de seus ministerios estão recorrendo a visão para ter exito naquilo que eles fracassaram por pura incopetencia espiritual, logico dentro da visão eles acredita que vao recuperar o que perderam A CHANCE DE GANHAR MAIS DIZIMOS !!!!!!!!

J disse...

Amados não gastem tempo discutido estas coisas. Elas por si mesmo tem tempo limitado falta consistência biblica. Vamos pregar que Jesus só Jesus salva.

mvmarqs disse...

Em uma cidade vizinha à que eu moro um líder de uma igreja G12 induziu os fiéis a custearem um sonho dele: batizar seus dois filhos no Rio Jordão em Israel! Esse mesmo líder ensina aos membros da igreja que um "ungido de Deus" jamais poderá ser contrariado, por que o senhor(dele), não o Senhor Jesus, pune todo aquele que se levantar contra o seu "ungido"! Vejam só se não é o final dos tempos? E ainda há quem os defenda...

Postar um comentário

Comenta! Elogia! Critica!

Considere apenas o seguinte: (1) Não publicamos criticas negativas de "anônimos". Quer criticar? Identifique-se. (2) Tenha bons modos.Sem palavrão, sem marra! (3) Nem tudo o que publicamos é de nossa autoria e, embora respeitando a opinião dos autores, podemos discordar em alguns aspectos. Nestes casos, se for para esculachar, vá ao blog deles! (4) Ofereça o seu ponto de vista, mas não aceitamos doutrinas baratas e outras ladainhas "gospel" do tipo: não julgueis, para não ser julgado e “não toque no ungido” ; que isto é conversa para vendilhão dormir! Entendeu? Não use a passagem de Saul & David para aliviar a barra de apostatas! Isto é exejegue! Fosse assim, Lutero teria se calado e você não seria evangélico! (5) Agora, se você pretende escrever algo "edificante" do tipo: "Criticos! Quantas almas vocês já ganharam? Cuidado! Deus vai cobrar de vocês!"; já deixamos uma resposta prontinha para você aqui:

http://www.genizahvirtual.com/2010/07/criticos-quantas-almas-voces-ja.html

Querendo aprender sobre o direito de julgar, leia este artigo:

http://www.genizahvirtual.com/2009/07/devemos-julgar.html

De resto, faça como os irmãos de Beréia e vá ver se o que lhe foi dito está na Palavra Deus!



Leia Mais em: http://www.genizahvirtual.com/2011/03/terra-nova-tem-os-outros-apostolos-seus.html#ixzz1ItMbUwQq
Under Creative Commons License: Attribution Non-Commercial Share Alike

Nenhum comentário:

Postar um comentário